Olé Telecom - Como a Internet Revolucionou a Indústria da Música

Como a Internet Revolucionou a Indústria da Música

 em Blog

A música é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade. Como forma artística, ela passou por diversas modificações ao longo da história humana. Entretanto, no final do século XX, em pouco menos de uma década, a música como indústria foi completamente revolucionada pela internet.

Surgimento do Mp3: Os primeiros passos da música digital

A primeira revolução da indústria fonográfica foi o MP3; um formato de arquivo de áudio digital que se tornou padrão de indústria em 1993. O MP3 foi um dos primeiros tipos de compressão digital de áudio que apresentava perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano

A partir do surgimento do formato, mesmo em seu formato digital, a música era primariamente distribuída em mídias físicas com a comercialização dos CDs, sucessores dos discos de vinil e fitas cassete.

O Surgimento e Popularização do Napster

Tal qual a popularização dos videoclipes com o surgimento da MTV, a música em formato digital se popularizou através de uma plataforma específica, o Napster.

Criado por Shawn Fanning e Sean Parker em 1999, o Napster surgiu como uma plataforma de compartilhamento de arquivos P2P (peer-to-peer). Num formato não muito diferente do que temos hoje com os torrents. Isso significa que os arquivos são baixados e upados em partes pelos próprios usuários. O Napster, diferente de aplicativos de download de arquivos torrent, era primariamente focado no compartilhamento de arquivos de áudio em MP3, especificamente músicas. Ele foi o precursor de outros aplicativos populares como Limewire, Kazaa e eMule.

Por ter surgido em um momento em que a internet começava a se tornar uma característica padrão em domicílios, o Napster rapidamente adquiriu popularidade, se tornando a principal plataforma de compartilhamento de músicas de sua era

O aplicativo, entretanto, teria sua popularidade encurtada por múltiplos problemas legais envolvendo direitos autorais e de reprodução. Uma das rixas mais famosas do mundo da música, inclusive, sendo a da banda Metallica com o Napster, depois de uma música demo da banda ser distribuída no aplicativo antes mesmo de ser lançada. 

Em 2002, em decorrência dos múltiplos problemas legais, o Napster finalmente encerrou as atividades em seu formato original.

Música On Demand e Streaming

O Próximo grande passo da indústria fonográfica no mundo digital foi o surgimento do player iTunes da Apple e seu dispositivo dedicado à reprodução de música, o iPod. 

O player faz uso de uma biblioteca de mídias adquiridas pelo iTunes Store. O formato funciona essencialmente através de downloads, assim como o Napster, porém, tudo é baixado através da Apple, que previamente adquire os direitos de cópia das músicas disponibilizadas.

O iTunes e o formato de Mp3 Player popularizado pelo iPod finalmente cimentam a utilização do digital como principal meio de reprodução musical.

Atualmente

Em 2005, com o surgimento e popularização do Youtube, a indústria passa por uma nova mudança, uma vez que músicas começam a compor o corpo de conteúdo da plataforma. O download de músicas começa a dar espaço ao streaming de músicas. E é justamente o streaming que hoje molda a indústria da música como um todo, com o surgimento do Spotify, Deezer e a própria plataforma de músicas do Youtube.

Foi um longo caminho dos discos de vinil até o streaming. Mas apesar de ter se tornado um padrão, a mídia digital não excluiu completamente o uso da mídia física. Vinis se tornaram peças valiosas para audiófilos. Frequentemente artistas e gravadoras lançam versões de colecionador de seus álbuns que incluem a gravação em vinil. A mídia física não foi tirada de atividade pela mídia digital. Assim como aconteceu com a televisão por assinatura depois da internet, a mídia física meramente ocupou um novo lugar na indústria!

Postagens Recentes
AcessoRapidobtAssineJabtAssinantesbt2viaBoletobtCameraVivoChat ao Vivo
  • Indique um amigo

    • Seus Dados

      Preencha os dados abaixo para fazer a indicação

    • Dados do seu amigo

  • Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

  • Assinantes

    • Entre com seus dados de acesso abaixo:
  • Assine Olé