Como funciona link dedicado: o que avaliar na hora de adquirir um para sua empresa
Ninguém quer ter dor de cabeça com a conexão com a internet, não é? Demora para baixar um arquivo, o áudio da reunião online trava, o sinal cai o tempo todo… Com tanto trabalho a fazer e problemas a resolver, não dá para ficar refém de uma conexão ruim.
É por isso que as empresas estão cada vez mais preocupadas em ter uma internet de qualidade, que não cause transtornos no dia a dia e não prejudique a produtividade da equipe – e aí o link dedicado sempre aparece como a melhor solução.
Só que na hora de contratar o serviço, surgem aquele monte de dúvidas: como funciona o link dedicado? Será que minha empresa precisa mesmo disso? Qual velocidade de banda devo contratar?
Bom, fique calmo… vamos ajudar você a responder essas perguntas:
O que é e como funciona link dedicado
Para se conectar com a internet, o seu computador precisa trocar dados com o provedor. Enquanto nas conexões normais diversos usuários compartilham o mesmo caminho até ele, no link dedicado a sua empresa tem uma conexão exclusiva, um “caminho livre”.
Ele é vantajoso porque a maioria dos problemas de conexão com a internet são gerados justamente por causa do congestionamento do acesso ao provedor. Com muitos usuários tentando trocar dados ao mesmo tempo, o sinal fica muito disputado – aí a velocidade diminui, há oscilações e quedas da conexão. Como no link dedicado não há congestionamento, sua empresa tem garantia de que terá sempre a mesma velocidade e estabilidade no sinal.
O que devo levar em conta ao adquirir um link dedicado?
Os serviços de link dedicado costumam ser bem similares, mas é importante prestar atenção em alguns aspectos que podem fazer diferença. Veja abaixo os principais pontos para avaliar:
Velocidade de banda
Ao contratar um link dedicado, você deve ter em mente que a velocidade de banda necessária não é a mesma do que a de uma internet compartilhada. Isso acontece porque os servidores de internet comum garantem entrega de apenas 30% da banda contratada, enquanto o link dedicado garante 100%. Além disso, como não há disputa pelo sinal, a velocidade já é naturalmente mais rápida. Certifique-se de que o provedor dá essa garantia e verifique se ele oferece simetria de download e upload – ou seja, se a velocidade é a mesma para os dois.
Para escolher a velocidade de banda que atende às necessidades da sua empresa, é preciso considerar o número de computadores utilizados e o tipo de atividade que é realizada. Em geral, um link dedicado de 1Mbps é suficiente para um escritório que possui entre 10 e 20 funcionários apenas navegando e acessando e-mails. Para realizar videoconferências, utilizar aplicações e backup em nuvem, ligação VoIP e download de vídeos HD em tempo real, por exemplo, a banda deve ser maior.
Alta disponibilidade e atendimento
Outro fator muito importante é a garantia de alta disponibilidade da conexão, ou seja, a quantidade de tempo que o servidor garante que o seu sinal estará disponível, sem quedas. Em geral, as empresas garantem disponibilidade superior a 99%. Quanto maior, melhor. Junto a isso, também é importante saber se o servidor oferece suporte exclusivo para a sua empresa e ficar de olho nas garantias de atendimento – se há suporte 24h, quanto tempo leva para resolver um problema etc
IPs Fixos
Em geral, ao contratar um link dedicado, a empresa também tem direito a alguns IPs fixos. Com eles, é possível instalar servidores próprios com acesso externo dedicado, garantir que o site da empresa fique estável mesmo recebendo muitas visitas e contratar serviços de certificação SSL para ter segurança de dados. Veja quantos IPs o provedor dá direito e se dá assistência para os servidores internos.
Esses são alguns pontos básicos, que já garantem que sua empresa terá uma internet de alta qualidade e que não trará dores de cabeça. Se você quer saber mais sobre links dedicados, baixe agora o nosso material gratuito “Os primeiros passos para melhorar a internet da sua empresa“!