Google Stadia: A Nova Tecnologia de Videogames via Streaming

Google Stadia: A Nova Tecnologia de Videogames via Streaming

 em Blog, Novidades

O Stadia, do Google, é a nova aposta da gigante da tecnologia para o futuro dos videogames. Com vontade de competir com as gigantes Sony e Microsoft, a companhia está confiando no streaming de conteúdo como o principal diferencial de seu produto. 

O método é, de certa forma, revolucionário, já que não requer um hardware de última geração para tornar possível jogar o game. O jogo em si roda em computadores de altíssima performance do Google que, através de uma compressão inteligente de vídeo repassa o feedback visual aos jogadores. Parece estranho, mas a empresa aposta que esse será o futuro dos games.

O Stadia é um novo console?

O Stadia não é um console, ao menos não de forma física. Assim como tecnologias de streaming de música e vídeo, o streaming de jogos não armazena informação no dispositivo do usuário e sua aquisição se equipara mais à assinatura de um serviço . O game é jogado através do navegador Google Chrome em computadores ou diretamente na televisão, através do dispositivo ChromeCast Ultra. O plano futuro é que mais plataformas com acesso ao Chrome tenham a possibilidade de suportar o serviço, como smartphones e tablets.

Como funciona o Google Stadia?

A jogatina funciona da seguinte forma: O jogo roda nos servidores do Google e um  feedback de vídeo em tempo real é transmitido através do navegador para o jogador que, ao pressionar um botão, tem seu comando enviado de volta ao servidor que então executa a ação; algo próximo de uma livestream interativa de alta performance. 

O Stadia promete performar em até 4k e 60fps, então uma boa conexão com a internet será essencial, tanto para exibir o vídeo em alta qualidade quanto para diminuir ao máximo a latência; ou seja, o tempo entre o input do jogador e o desenrolar da ação na tela (quem joga sabe que, neste aspecto, cada fração de segundo afeta completamente a performance no jogo). Sobre o possível atraso nos comando, o Google promete para os próximos anos um sistema de “latência negativa”, que deverá contornar o problema com bruxarias  tecnológicas como aumento de quadros por segundo e até uma inteligência artificial que irá prever os inputs do jogador (o que já levanta discussões sobre o quanto o jogador realmente estará, de fato, jogando o Stadia).

Jogos Grátis no Google Stadia

Uma das informações mais equivocadas a respeito do Stadia é que através do Streaming não será necessário comprar jogos. Apesar de alguns níveis de planos do Stadia incluírem acesso gratuito a uma seleção de jogos, ainda será necessário adquirir a maioria dos títulos Triple A. Mas uma possibilidade interessante que o Stadia abre é a de acessar uma demonstração do jogo instantaneamente através do Youtube. Imagine a situação: você está assistindo um vídeo no Youtube, vê um anúncio para o lançamento de um game e em vez de se limitar a um trailer, tem a possibilidade de jogar uma demo dele na hora.

Quando o Google Stadia será lançado e quanto custará?

O Stadia será lançado em no dia 19 de Novembro e sua assinatura básica custará USD$9,99 (em torno de R$40), porém o Brasil não é um dos países incluídos no lançamento da plataforma e ainda não há previsão para a chegada do serviço por aqui.

Quais games estarão disponíveis

A lista inicial de games anunciados para o Google Stadia inclui:

 

Assassin’s Creed Odyssey

Baldur’s Gate III

Borderlands 3

Cyberpunk 2077

Darksiders Genesis

Destiny 2

Destroy All Humans!

Doom

Doom Eternal

Dragon Ball Xenoverse 2

Farming Simulator 19

Final Fantasy XV

Football Manager 2020

Get Packed 

Gods and Monsters

Grid

Gylt 

Just Dance 2020

Kine

Marvel’s Avengers

Metro Exodus

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 3

Mortal Kombat 11

NBA 2K20

Orcs Must Die 3 

Power Rangers: Battle for the Grid

Rage 2

Red Dead Redemption 2

Rise of the Tomb Raider

Samurai Shodown

Shadow of the Tomb Raider

Superhot

The Crew 2

The Elder Scrolls Online

Thumper

Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint

Tom Clancy’s The Division 2

Tomb Raider: Definitive Edition

Trials Rising

Untitled Q-Games game

Watch Dogs: Legion

Windjammers 2

Wolfenstein: Youngblood

O Futuro dos Videogames?

Ainda existem dúvidas se o futuro dos videogames realmente mora no formato proposto pelo Google Stadia. Mas uma coisa é certa, para jogar o Stadia, será necessário uma internet estável, com baixo lag e taxa de latência, como a banda larga em fibra óptica da Olé Telecom

O que o lançamento do Stadia prova, sem dúvidas, é que streaming é o método de entrega de conteúdo pela internet mais relevante da atualidade. E o que melhor para aproveitar todo o conteúdo transmitido digitalmente do que excelentes planos de internet? A Olé Telecom com certeza tem um que combina com você. Não fique fora da diversão!

Postagens Recomendadas
AcessoRapidobtAssineJabtAssinantesbt2viaBoletobtCameraVivoChat ao Vivo
  • Indique um amigo

    • Seus Dados

      Preencha os dados abaixo para fazer a indicação

    • Dados do seu amigo

  • Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

  • Assinantes

    • Entre com seus dados de acesso abaixo:
  • Assine Olé