Nanofotônica: A Nova Tecnologia de Fibra Óptica - Olé - A melhor experiência de internet de Santa Catarina

Nanofotônica: A Nova Tecnologia de Fibra Óptica

 em Blog

A evolução da internet caminha a passos largos desde que se popularizaram as conexões domiciliares. Desde as primeiras conexões telefônicas até as mais recentes redes de fibra óptica, é perceptível o desenvolvimento pelo qual as tecnologias de conectividade passaram nos últimos anos.

Uma das mais recentes novidades no que diz respeito à conexão de fibra óptica é uma tecnologia que vem sendo estudada e desenvolvida e promete ser 100x mais rápida do que as conexões de fibra atuais. 

A inovação trata-se de um dispositivo nanofotônico que codifica muito mais informações do que o sistema atual.

Internet Nanofotônica

Atualmente, as redes de fibra óptica transmitem a informação através da luz em uma organização vertical ou horizontal. Mais ou menos como se a informação fosse enviada em fila, com fótons pulando de um ponto a outro da conexão.

A nova tecnologia se utiliza da nanofotônica, ou seja, o estudo do comportamento da luz em uma escala nanométrica (um nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro). Esse campo de estudo compreende frequências de luz muito do espectro visível, como os raios ultravioleta, por exemplo. A aplicação da nanofotônica na tecnologia de fibra óptica que faz com que os fótons não apenas saltam de um ponto a outro, mas oscilem em um padrão de movimento em forma de espiral, conhecido como OAM, sigla em inglês para orbital angular momentum ou momento orbital angular em bom português. Como as frequências de luz oscilam de formas diferentes, elas podem se sobrepor, cada uma carregando um fluxo de dados sem interferir nas outras frequências, compactando muito mais informação em um único espaço. Fica muito mais fácil entender a lógica do sistema observando a figura publicada originalmente na pesquisa que trouxe à luz a nova tecnologia.

Quando essa internet chega ao mercado?

Apesar dos avanços nos estudos envolvendo essa nova tecnologia, não existe qualquer previsão para a manufatura em escala comercial, especialmente para uso domiciliar.

Ainda assim, a tecnologia de fibra óptica que temos hoje é muito mais avançada do que o cabeamento coaxial (que ainda é muito utilizado no Brasil), com diversas vantagens como por exemplo sua consistência na transmissão de dados e alta velocidade de transferência.

Precisando de mais velocidade na sua internet?

A Olé Telecom oferece os melhores planos de Internet de fibra óptica em Florianópolis e região, para você não sofrer mais com baixa velocidade de download e upload. 

Seja para trabalhar, ouvir música, assistir suas séries favoritas ou estudar, a Olé tem um plano de internet para você. Confira em nosso site.

Postagens Recentes
AcessoRapidobtAssineJabtAssinantesbt2viaBoletobtCameraVivoChat ao Vivo
  • Indique um amigo

    • Seus Dados

      Preencha os dados abaixo para fazer a indicação

    • Dados do seu amigo

  • Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

  • Assinantes

    • Entre com seus dados de acesso abaixo:
  • Assine Olé