A Importância da Internet para o consumidor pós-pandemia
O ano de 2020 trouxe mudanças significativas para negócios de todos os setores. A pandemia do COVID-19 fez com que diversos estabelecimentos precisassem rever sua forma de operar. Muitas empresas inclusive chegaram a fechar suas portas permanentemente e aquelas que permaneceram precisaram se adaptar a novos formatos.
Nem é preciso dizer que a internet desempenhou um papel importantíssimo nessa mudança de cenário, uma vez que se tornou um dos meios de comunicação primários entre empresas e consumidores. E falar dessa comunicação é extremamente importante pois foi ela que salvou muitas empresas.
Mas não pense que foram apenas a empresa que mudaram seu modus operandi durante a pandemia. Os consumidores também passaram a adotar hábitos diferentes. Alguns especialistas até já se arriscam a pontuar quais desses hábitos vão se manter depois da pandemia. Confira as principais tendências do consumidor na pós pandemia:
Consumo
A pandemia trouxe uma nova percepção em relação ao consumo para a população, em especial porque junto com ela veio também uma crise econômica e a necessidade de poupar dinheiro. Com isso, priorizaram-se gastos com necessidades mais essenciais e colocaram-se em segundo plano gastos com itens percebidos como luxo.
Entretanto esse pensamento de “garantir o essencial” esteve mais presente no início da pandemia. Em um segundo momento, serviços e produtos de entretenimento passaram a ter um aumento em sua procura, denotando uma crescente vontade da população de retornar a normalidade.
Presença Digital
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto ao Instituto FSB Pesquisa, fez um levantamento que avaliou o comportamento dos brasileiros frente à pandemia da COVID-19. Um dos dados da pesquisa indica que muitos brasileiros tiveram seu primeiro contato com compras online. Isso abriu precedente a uma nova fatia do mercado para aquelas empresas que trabalham com o digital. Mas para que negociações sejam bem sucedidas nesse meio, em especial a diante de consumidores novos na prática, é necessário que empresas invistam em inovação, tornando o acesso a esses canais rápidos, a experiência do usuário amigável e a as operações simples e seguras.
Transparência
Diferente da publicidade tradicional, que sempre ofereceu uma comunicação passiva entre consumidor e empresas, a internet abriu a possibilidade de uma comunicação de mão dupla onde o cliente tem o poder de interagir diretamente com a marca e obter respostas da mesma, em especial nas redes sociais. Com a pandemia, a comunicação das empresas precisou se tornar ainda mais franca. O que é possível notar na comunicação de empresas é um viés emocional maior e mais sincero e não um apelo comercial agressivo. Em contrapartida, o consumidor está mais próximo da realidade dessas empresas , afinal de contas, o momento de dificuldade é mútuo, acontecendo com todos simultaneamente.
Sua empresa está preparada para esse novo consumidor?
E a sua empresa? Já está preparada para lidar com esse novo consumidor? Isso requer aceitar adaptações grandes na forma como a empresa opera. No quesito digital, nós da Olé temos excelentes soluções para empresas que vão desde pacotes de internet a bancos de dados dedicados a serviços de e-commerce.
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