Olé Telecom - As 7 principais Tendências Tecnológicas de 2020

As 7 principais Tendências Tecnológicas de 2020

 em Blog, Novidades, Tendências

É inegável que na última década a tecnologia evoluiu muito. Os avanços vão desde a comunicação em nossa sociedade até o entretenimento. 

Dentro deste contexto, o ano de 2020 marca o fim de uma década e as tendências tecnológicas presentes neste ano, muito provavelmente, irão marcar os passos da evolução tecnológica para os próximos 10 anos. 

Confira, então, quais são as principais tendências da tecnologia para 2020:

 

1- Avanços na medicina

Um dos principais avanços que a tecnologia tem feito é no campo da medicina. E em 2020 a perspectiva é que essas novas tecnologias estejam cada vez mais presentes no auxílio da medicina. Os avanços vão desde apps que permitem o usuário monitorar funções de seu corpo como respiração e batimentos cardíacos, próteses feitas através de impressão 3D, e nanotecnologia, que permite médicos fazerem cirurgias e outros procedimentos extremamente precisos, além de observar de forma mais precisa o estado de saúde do organismo do paciente.

2- Transporte autônomo

Outra tendência tecnológica que promete avançar muito no mercado neste ano são os transportes públicos autônomos. A indústria de veículos autônomos, como carros e caminhões, já vem tendo avanços significativos há alguns anos. Empresas como a Volvo apostam em sistemas de comunicação entre seus veículos, enquanto outras como a Tesla, cujo os carros já possuem um autopiloto para auxiliar o motorista, pretendem lançar no mercado, em 2020, um modelo completamente autônomo. O chip deste modelo autônomo será capaz de executar 36 trilhões de operações por segundo, analisando, calculando resultados e tomando as melhores decisões durante o trajeto, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Grandes nomes da indústria automotiva como Nissan, Mercedes-Benz, Toyota, Audi; entre outras; já iniciaram estudos nesse campo.

Ao que tudo indica em um futuro breve, veículos autoguiados serão um padrão no mercado.

3- Blockchain

O sistema de blockchain já está ganhando tração e grandes exportadores de produtos para o mundo inteiro, como Estados Unidos e China, já começam a ter um mercado variado e expansivo de produtos que fazem uso da tecnologia. Através dela, consumidores podem, por exemplo, acessar o histórico de um alimento que estão comprando, desde sua produção em uma fazenda até o momento em que chegam nas prateleiras. Esse tipo de tecnologia acaba contribuindo para uma outra tendência crescente. A rastreabilidade.

4- Rastreabilidade e transparência

Através de tecnologias de rastreabilidade como o supracitado Blockchain, cada vez mais, a relação de grandes corporações com o seus consumidores precisará ser de transparência. Isso virá para ser somado ao contato direto que o público têm com as empresas através de redes sociais. A relação de companhias e pessoas já não é mais unilateral, onde um das partes é passiva e apenas recebe a mensagem, ela já se tornou um diálogo. 

A facilidade que clientes de determinada marca têm em se comunicar com a comunidade, somada ao nível de rastreamento que o blockchain proporciona, fará com que as empresas precisem ser muito mais transparentes em suas práticas, de outra forma, a repercussão negativa será instantânea.

5- Internet das coisas

A Internet of Things ou IoT (em português Internet das Coisas), é outra forma que a tecnologia digital começa a fazer parte do dia a dia das pessoas. Cada vez mais objetos e dispositivos possuem conectividade com a internet. Isso faz com que eles possam trocar informações entre si. Em um exemplo bem corriqueiro, uma campainha conectada à internet pode avisar o dono da casa em seu smartphone que através de um aplicativo já pode checar quem é a visita através da câmera instalada na entrada. 

Esse tipo de interação abre possibilidade para uma experiência de usuário cada vez mais imersiva na tecnologia. O que está sendo chamado de:  

6- Multi-experiência

A chamada multi-experiência é aquela na qual a relação de usuário com tecnologia deixa de ser a de uma pessoa sentada na frente de uma tela e passa a ser uma experiência mais imersiva, multimodal. Tecnologias como a realidade aumentada, a realidade virtual, a internet das coisas e outros tipos de tecnologias sensoriais; contribuem para  essa vivência completa e imersiva. 

7- Crescente demanda por poder de processamento

Uma coisa é certa nessa crescente da tecnologia para 2020, cada vez mais serão necessários computadores e dispositivos com alto poder de processamento. Muitos desses, infelizmente, ainda estão um pouco distantes da realidade brasileira. 

Mas isso não significa que você não possa ter acesso a excelentes tecnologia. A Olé Telecom disponibiliza o que há de melhor em serviços de internet de fibra óptica para você poder ter a melhor experiência de usuário. 

Postagens Recomendadas
AcessoRapidobtAssineJabtAssinantesbt2viaBoletobtCameraVivoChat ao Vivo
  • Indique um amigo

    • Seus Dados

      Preencha os dados abaixo para fazer a indicação

    • Dados do seu amigo

  • Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

  • Assinantes

    • Entre com seus dados de acesso abaixo:
  • Assine Olé