Como é o comportamento do consumidor na internet? - Olé Telecom

Como é o comportamento do consumidor na internet?

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Não é nenhuma novidade falar que a internet revolucionou o mundo. Seu impacto é visível em nosso cotidiano há alguns anos e só tende a crescer. Mas certas mudanças pontuais trazem particularidades que mudam os rumos dos mais variados setores. Um bom exemplo é a força que o e-commerce vem ganhando. O número de adeptos das compras online aumenta exponencialmente e carrega aspectos comportamentais interessantes.

Se as bases de uma compra são as mesmas em qualquer circunstância, a forma que ela acontece – e os motivos por trás da mesma – se alteram com o passar do tempo. O modo que o consumidor vive atualmente desencadeou a adaptação constante dos negócios.

Personalização 

Ter um produto ou serviço que se aplique para todo o público-alvo não faz mais sentido. Com a gama de opções disponível hoje em dia, o cliente se sente único e quer ser valorizado pelo mercado. A segmentação de acordo com interesses, necessidades e costumes está em alta e tem o poder de diferenciação dentro de terminada área. 

O potencial comprador certamente se sentirá mais especial e conectado ao produto se tiver chegado nele através de um caminho compatível com a sua própria personalidade. Campanhas de ofertas massificadas até têm o seu resultado, mas agregam pouco valor na experiência do cliente e sua consequente visão da marca. 

Direcionar toda a jornada da compra para compreender as dores do indivíduo é o caminho ideal se a intenção é fidelizá-lo e fazer com que ele volte.

Humanização

Isso envolve também um atendimento completamente humanizado, se desprendendo do conceito robotizado de uma venda. Uma abordagem mais pura e profunda com o consumidor estabelece uma relação que ele pode não ter em lugares mais ‘fechados’. Entender suas dúvidas, conduzir sempre uma conversa natural e informal e ir além do que ele espera são práticas recomendadas. 

O cliente quer se envolver com empresas que tenham um tratamento realmente especial. O relatório Mobile Payment Journey aponta que 53% dos brasileiros preferem pagar mais por um produto ou serviço se a experiência de compra for aprimorada. Não perca tempo e invista seu esforço nesse aspecto que tem poder de transformar a imagem de seu negócio.

Informação

Clareza nas informações é essencial também. A internet possibilita pesquisas quase infinitas sobre tudo o que imaginamos, portanto é importante ter descrições completas do que está sendo oferecido, usando fotos e outros complementos. É muito fácil para o consumidor sentir que faltam argumentos para convencê-lo a comprar no seu comércio e em questão de segundos, através de novas buscas – ou organicamente – estar no site do concorrente.

A própria adaptabilidade do seu negócio para a exibição em celulares pode fazer a diferença na jornada de compra de um potencial cliente. As pessoas passam o dia grudadas em seus aparelhos móveis e quanto mais praticidade – na hora do pagamento também – melhor. Por exemplo, 64% dos varejistas afirmam que o pagamento pelo celular é prioridade para o funcionamento do seu negócio. 

Faça sua parte

Os indivíduos estão mais engajados e o perfil do consumidor agora vislumbra transformações, além de estar a todo momento impondo novos padrões de comportamento. As empresas ganham novas necessidades em seus processos e não podem parar de acompanhar essas mudanças. Essencial em todo esse assunto, claro, é a internet. E a Olé Telecom certamente tem planos compatíveis com o que você precisa para se desenvolver no mercado. Dê uma olhada!

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