Qual a diferença entre internet fibra ótica e wireless? - Olé - A melhor experiência de internet de Santa Catarina

Qual a diferença entre internet fibra ótica e wireless?

 em Tendências

Qual a diferença entre internet fibra ótica e wireless?

Se você deseja entender a diferença entre as novas tecnologias de internet fibra ótica e wireless, não precisa se preocupar muito, já que a diferença é bastante simples e descomplicada.

Como o próprio nome sugere, a internet fibra ótica funciona principalmente através do uso de cabos, que converte a transmissão de dados em correntes de luz. Por outro lado, a internet wireless converte essa transmissão de dados em ondas eletromagnéticas.

Para entender melhor as outras diferenças, basta seguir os elementos que destacamos para você, logo abaixo.

Diferenças entre internet fibra óptica e wireless

Hoje os sistemas de internet fibra ótica e wireless convertem os pacotes de dados, que incluem imagens, textos, vídeos, e-mails etc, tudo em um único fluxo de luz.

A luz viaja através do cabo do remetente para o receptor, que o converte novamente em sua forma original. A internet wireless converte esses dados, transmitindo-os em ondas eletromagnéticas para sua transmissão.

As fibras óticas transmitem esses sinais de luz, onde um percorre diretamente para o meio do cabo, enquanto outro alterna em vários ângulos, todos carregando dados à medida que avançam. 

Os cabos de fibra ótica tornaram-se o principal tipo de transmissão de informações à longas distâncias, porque possuem três vantagens em relação aos cabos de cobre tradicionais:

  • Menor perda de sinal do que os outros tipos de conexão à Internet, como a wireless, por exemplo;
  • Sem interferência no sinal, porque não há cruzamento eletromagnético;
  • Velocidades maiores porque esses cabos são capazes de transportar muito mais dados do que os de cobre.

Mas como o wireless funciona? 

A banda larga, chamada sem fio, é uma conexão à internet que é acessada sem fibra, com base nas frequências de rádio. Na internet wireless, a transmissão de dados ocorre pelas ondas eletromagnéticas que se comunicam através do espaço. 

Em vez de usar cabos e fios de cobre para transmitir uma conexão, a internet wireless, também conhecida como wireless fixo, permite realizar essas transmissões entre dois pontos fixos.

Um roteador conectado por meio de um cabo Ethernet a um PC converte dados em sinais e os transmite por antena para outros dispositivos.

Veremos que ambas as alternativas têm quem as classificam como o meio de comunicação avançado.

1. Velocidade

Teoricamente, uma rede wireless pode transmitir dados na mesma velocidade do que a fibra óptica. Mas, na prática, as fibras ópticas atingem velocidades máximas, e mais altas.

Isso é verdadeiro quando as redes ficam congestionadas, pois a maioria dos usuários de redes wireless compartilham da mesma largura de banda. Ou seja, quanto mais usuários existem ao mesmo tempo, mais congestionada — e mais lenta — a internet wireless se torna.

A fibra óptica, no entanto, é capaz de velocidades muito mais rápidas do que as redes atuais fornecem. Se a empresa atualizar seus equipamentos, os cabos de fibra óptica poderão enviar mensagens muito mais rápidas.

2. Distância

Os sinais wireless acabam se degradando pela distância. Isto significa que, quanto mais longe o usuário estiver da estação de transmissão, mais fraco será o sinal.

Os fios de fibra óptica podem até transmitir um sinal claro, por vezes, muito mais longe. Em qualquer momento, um usuário pode receber o mesmo sinal de outro, a uma distância considerável da linha.

A comunicação wireless, no entanto, pode alcançar usuários isolados, tornando caro passar cabos para eles. 

3. Mobilidade

Hoje temos bilhões de usuários que se comunicam e navegam pela internet com diversas tecnologias. Temos a Internet das Coisas (IoT), smartphones, e diversos outros dispositivos portáteis que permitem que os usuários possam acessar a internet em praticamente qualquer lugar.

Os cybercafés podem fornecer acesso à internet sem conectar um único fio para os laptops de seus clientes. A desvantagem é que, em algumas cidades, alguns serviços wireless não funcionam, e mal captam os sinais. 

Como as diferenças influenciam na utilização da internet para o usuário

Apesar destas diferenças, muitos dos sistemas de comunicação de internet fibra óptica e wireless, pelas quais as empresas fornecem serviço, estão cada vez mais fáceis de bater à porta.

As empresas e usuários que conectam suas redes, podem também optar por planos que podem ter mistura de fibra e wireless, ao mesmo tempo. Isso sugere que não existe uma tecnologia que possa funcionar perfeitamente para todos os casos em qualquer situação.

Para falar sobre confiabilidade entre a wireless e a fibra ótica, esta última é, sem dúvida, o tipo mais confiável de conexão à internet, não apenas contra a conexão wireless, mas em todos os tipos de conexão à internet.

Isso ocorre porque os cabos de fibra ótica não são suscetíveis a interferências e não valem a pena ser roubados. 

Sobre os custos em relação à fibra ótica e o serviço wireless, a fibra, especialmente para as empresas, ainda tem um custo em alguns lugares do mundo, devido à infraestrutura que precisa ser configurada. Quando se trata de fibra ótica, há grandes despesas, desde o custo dos cabos, licenças e assim por diante.

Mas, em relação à velocidade da fibra com o wireless, a fibra pode ser superior à tecnologia sem fio, já que o usuário poderá pagar e atingir velocidades de até 1 Gbps.

Hoje em dia, para saber qual é o serviço de internet mais rápido, anuncia-se uma revolução a médio prazo que é a tecnologia 5G, a versão mais rápida da tecnologia, em relação às anteriores 2G, 3G e 4G.

As economias de custo estão em áreas onde o cabo de fibra ótica já existe, assim, o custo é reduzido consideravelmente porque não há necessidade de instalação. É mais provável que venha a acontecer mais em áreas urbanas do que nas rurais. Por outro lado, assim como o cabo, a tecnologia wireless aproveita dos sistemas já existentes e, portanto, consegue reduzir o investimento inicial de capital.

Se você observar com cuidado as diferenças entre internet fibra ótica e wireless, nessas duas tecnologias, possivelmente encontrará prós e contras em cada uma delas. Muitas vezes, ter uma rede wireless poderá ser mais útil e, às vezes, uma conexão de fibra ótica pode atender a sua necessidade.

Gostou destas informações sobre a diferença entre internet fibra ótica e wireless? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Postagens Recentes
AcessoRapidobtAssineJabtAssinantesbt2viaBoletobtCameraVivo
  • Indique um amigo

    • Seus Dados

      Preencha os dados abaixo para fazer a indicação

    • Dados do seu amigo

  • Assinantes

    • Entre com seus dados de acesso abaixo: