Não é novidade para ninguém que o streaming tem testemunhado um crescimento astronômico nos últimos anos — nós mesmos já falamos um pouco sobre isso em alguns de nossos textos. Mas, e quanto ao futuro do streaming? Você imagina quais são as projeções? Faz ideia do caminho que o mercado está indicando? Viu alguma pesquisa?
Caso não faça ideia, depois desta leitura você terá uma noção muito maior. Isso porque, abaixo, a Olé te dá um panorama geral do crescimento do setor nos últimos anos e revela qual deve ser o futuro do streaming. Além disso, temos um bônus para os nossos leitores provedores de internet: mostramos como você pode lucrar com o streaming!
Acompanhe!
Como tem sido o crescimento do streaming nos últimos anos?
Se você não assina pelo menos uma plataforma de streaming na sua casa, é certo que pelo menos conheça alguém que assine. Isso porque o streaming faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. Pesquisas mostram que nove em cada dez pessoas usam algum serviço de streaming no Brasil.
Outros estudos ainda revelam que nós somos o 6º maior consumidor de conteúdo em streaming no mundo, na frente até mesmo do Japão e dos Estados Unidos. Por fim, mais da metade dos usuários consome conteúdo todos os dias.
Além disso, é impossível falar em crescimento do streaming e não considerar a pandemia do novo coronavírus. Como nós já falamos com mais detalhes em outro texto, o isolamento social fez alguns números voarem. Para se ter uma ideia, algumas plataformas de conteúdo divulgaram um crescimento de usuários em 500% somente no Brasil.
Qual deve ser o futuro do streaming?
O futuro do streaming aponta para alguns caminhos diferentes. Quando falamos em “streaming”, o tipo de conteúdo que vem à mente da maioria das pessoas é o vídeo. No entanto, o streaming em áudio, especialmente os podcasts, também tem tudo para continuar crescendo e ganhar um espaço cada vez maior no dia a dia do brasileiro.
O crescimento no número de usuários de aparelhos móveis e a criação de apps para estes dispositivos também indica que o consumo por meio do celular siga crescendo, provavelmente mais que pelo computador ou pela TV.
Outra tendência para o futuro do streaming é o crescente uso de dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada. Muitos vídeos estão sendo feitos pensando exclusivamente neste formato, para garantir ao usuário uma imersão muito maior e mantê-lo interessado pelo conteúdo.
Aposte no streaming você também e saia na frente!
Lembra que no início deste texto nós falamos que iríamos mostrar como você, provedor de internet, pode lucrar com o streaming? Chegou a hora de saber! Como este é um mercado que só cresce, as oportunidades estão aí — e sairá na frente quem souber se aproveitar delas da melhor forma possível.
Um dos serviços que nós oferecemos é o OléTV para Provedores. Através dele, nós concedemos tudo que você precisa — tanto o conteúdo quanto a autorização das produtoras — para oferecer pacotes de TV por assinatura através do streaming.
Assim, você oferece algo a mais para seus clientes e se diferencia em um mercado conhecido por ser competitivo. Entre em contato conosco e entenda melhor!
Comentarios